ARTIGOS T[ÉCNICOS PUBLICADOS RECENTES
EXPLOSĂO DE PÓS, Uma ameaça silenciosa e pouco conhecida  17/05/2013
Desde muito cedo o homem manuseia e processa pós de uma maneira geral, entretanto, o perigo de ocorrer uma explosăo, representa, atualmente, uma ameaça silenciosa devido ao avanço da tecnologia, do aumento de produçăo de produtos  e muitas vezes do desconhecimento das características de inflamabilidade/explosividade dos pós.  Os pós săo processados em indústrias de plásticos, alimentícias, farmacęuticas, agrícolas, entre outras.
Para que haja a explosăo de pó é necessária a sua presença na faixa de concentraçăo, em ambiente confinado e a presença de uma fonte de igniçăo.  O grau do risco de deflagraçăo varia, dependendo do tipo de pó combustível e dos métodos de processamento utilizados.  Também pode se afirmar que quanto menor for ŕ partícula sólida maior é o risco de ocorrer uma deflagraçăo.
Na divulgaçăo deste potencial, a Escola Politécnica/USP e as empresas RISIKO e FireEx organizaram, entre 2005 e 2009, o Seminário Internacional de Prevençăo e Proteçăo contra Explosăo na Indústria.  A ABNT, conscientizada deste perigo, criou a Comissăo de Estudos Especiais (CEE 80) para elaboraçăo de normas técnicas sobre o assunto.
Partículas sólidas combustíveis com granulometria ≤ 500 µm, dentro da faixa de concentraçăo, apresentam perigo de incęndio ou de deflagraçăo quando suspensas no ar ou em outro meio oxidante. Partículas achatadas, com forma de plaquetas; flocos ou partículas de fibras, fibrilas, com comprimento considerado maior do que o comum e que năo passem através de peneira padrăo US nş 35 também podem ser consideradas como explosivas, pois, podem estar aglomeradas sob o efeito da energia eletrostática e quando dissipadas apresentam risco de explosăo.
A avaliaçăo deste perigo (explosăo) é efetuada em ensaios de laboratório, resultando em banco de dados de substâncias combustíveis, conforme apresentados na Tabela 1. Estes ensaios săo efetuados em esferas com capacidade de 20 litros ou de 1 m3, seguindo padrőes especificados pelas normas ASTM, BSI ou ISO.

Fonte: RISIKO Ltda.

 Outras Notícias
  • ARTIGOS T[ÉCNICOS PUBLICADOS RECENTES


  • | VOLTAR |


    RISIKO Analise de Segurança Ltda
    Rua Jacatirăo, 240 - Santo Amaro
    11-5681.9177